Por Onde Começar

No primeiro lugar temos estabelecido um espaço de e para o encontro permanente dos membros do SIESE e participantes em geral. O local está no bairro de Alta Córdoba, na rua Baigorri 608 - CEP.5000 - Córdoba- Argentina.

No segundo lugar temos proposto começar a contruir nossa Biblioteca da Unidade Latino-americana. Em função disto, estamos relevando os principais títulos e autores que tenham escrito sobre a matéria, desde o século XIX até a atualidade. O seguinte passo será a adquisição das obras e promover sua circulação.

No terceiro lugar temos iniciado uma política tendiente ao estabelecimênto da relações com diferentes Organizações Não Governamentais e intituções do MERCOSUR ampliado, que inclua o intercâmbio de publicações e informação para serem postos a disposição dos participantes nas atividades do SIESE em particular e o público em geral.

No quarto lugar temos iniciado a discussão dos temários dos Seminarios de Pesquiças que vão a iniciar à brevedade, dirigidos por especialistas. Os temas centrais serão, entre outros:

a) Examinar com profundeza no análisis das propostas de política institucional em curso, a fim de contribuir a concretizar e acelerar o processo da unidade que já foi iniciado, propiciando uma ativa e coordenada participação em cada um dos paises do MERCOSUR ampliado.

b) O análisis de estudos e propostas tendentes à elaboração de uma política em comum de preservação e defesa dos recursos naturais: fontes não renováveis de energia (principalmente petróleo e gás): agua subterrânea para os diversos usos, incluindo generação elétrica e usos calóricos, pesca de alta mar, costera e continental, política forestal, tendo em conta seus usos múltiples, entre eles como fonte de energía renovável; mesmo assim, outras fontes como a fauna autóctone, e a mineração, todo no marco concetual de desenvolvimento sustentável e incluindo um apartado especial dedicado ao estudo das possibilidades de transformação da produção primária em alimentos de alta qüalidade e alto valor agregado.

c) A instrumentação do programa "A MARCHA AO CAMPO", proposta baseada inicialmente no uso das terras fiscais nacionais, estaduais, e das prefeituras para o asentamento permanente de Unidades Asociativas Integrais (Produção, Transformação, Comercializão e Solidaridade Social), como contribuição, a dar uma solução estrutural ao desemprego, à pobreza e o fome na Argentina e no MERCOSUR ampliado.

No quinto lugar, temos proposto impulsar encontros regionais do MERCOSUR ampliado, com estudantes, profissionais, sindicalistas, empresários, dirigentes políticos etc.,com a finalidade de promover o debate e alentar a participação setorial e o desenvolvimento de iniciativas políticas comuns em cada um deles.

Alta Córdoba, 1 Junio 2004

acima